Forno a lenha para pizzaria

Você sabia?

Antigamente, as pizzas feitas em forno a lenha eram consideradas as melhores, devido a dois motivos principais que estão ausentes na maioria dos outros fornos.

A qualidade da “pizza feita em forno a lenha” é alcançada pela alta temperatura e pelo lastro de pedra, elementos cruciais para um resultado perfeito.

Diferentemente da Itália e de outros países da Europa, no Brasil, a madeira mais usada nos fornos a lenha é o eucalipto. No entanto, essa madeira não confere sabor ou defumação às pizzas, uma vez que a pizza não entra em contato direto com a fumaça. Além disso, em um curto período de tempo, é praticamente impossível defumar qualquer alimento.

Em 2010, desenvolvemos um forno revolucionário, elétrico, que atinge altas temperaturas, possui pedra refratária e é muito mais econômico do que outros tipos de fornos. Tudo isso graças à tecnologia de aquecimento inovadora que nosso forno possui.

Os Fornos Larroyd têm como característica principal facilitar a vida dos pizzaiolos, oferecendo controle preciso da temperatura e do tempo de cocção das pizzas. Sem a necessidade de vigiar constantemente, basta colocar a pizza no forno, esperar o tempo programado e retirá-la pronta para ser servida.

Inclusive, a Associação Verace Pizza Napolitana (AVPN) defende a prática e o uso de fornos elétricos para fazer pizzas. No Brasil, ainda não há certificações da AVPN para fornos elétricos nacionais.

“Não desistiremos do que diferencia nossa arte da de qualquer pizzaiolo que não seja da cultura e contexto napolitano”, acrescentou Miccù, ressaltando que “o forno elétrico certamente pode ser usado para cozinhar pizza, onde não há possibilidade de usar o forno a lenha”. “Durante a campanha de reconhecimento, foram feitas pizzas na sede da Unesco em Paris, em Nápoles e em muitas outras cidades do mundo, usando o forno elétrico, mesmo com a câmara fechada. Existem características positivas do forno elétrico que são indicadas por muitos como o futuro possível da pizza napolitana”, explicou.

Pace ainda afirmou que “dizer sim ao uso de fornos elétricos para cozinhar pizza não significa distorcer nossa especificação de produto, mas simplesmente oferecer aos operadores mais uma chance em um contexto que também deve levar em conta aspectos ambientais”. A “Arte dos Pizzaiolos Napolitanos” foi escolhida como Patrimônio Imaterial da Humanidade pelo Comitê da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em 2017. O reconhecimento ocorreu porque, de acordo com a Unesco, a arte dos napolitanos “é uma prática culinária que consiste em quatro diferentes fases, desde a preparação da massa até o cozimento em forno.

Fonte: Pizza feita em forno elétrico gera polêmica na Itália – Época Negócios | Mundo (globo.com)

Fotos Reais de Pizzas
Assadas nos Fornos Elétricos da Larroyd

Compartilhe

Veja também:

x

Fale pelo WhatsApp

loading...