Qual a temperatura ideal para fazer uma boa pizza?

Se você já tentou fazer uma pizza em casa, deve ter notado como é difícil deixar a crosta deliciosa como nas pizzarias. O motivo por trás disso é a incapacidade dos fornos caseiros de alcançar as altas temperaturas dos fornos profissionais. Mas no fim das contas, como assar uma receita dessas em casa? E qual a temperatura ideal para fazer uma boa pizza? Continue lendo para descobrir. 

A verdade é que essa questão da temperatura não possui uma resposta, pois depende de alguns fatores como os ingredientes. No entanto, podemos dar algumas dicas para que a sua pizza fique perfeita. Primeiro de tudo, é importante ter ciência que um dos requisitos mínimos para poder assá-la é que o forno alcance no mínimo 300 °C. 

Porém, esse número ainda está longe do ideal, já que essa fica em torno dos 450 °C, para que o queijo derreta completamente enquanto a base da massa fique crocante. Nesses casos, leva menos de dois minutos para a pizza assar. Além disso, é preciso que o calor envolva a pizza, para que ela não asse apenas em um lugar. É por esse motivo que muitos fornos contam uma pedra refratária, um material poroso que absorve a umidade da massa deixando-a crocante.

Fatores que influenciam na temperatura ideal para assar a pizza

Primeiro, é importante entender que a massa é a parte mais importante de uma pizza: ela deve ser fina e leve, de forma que possa assar por igual. Se a massa for muito grossa, a pizza ficará crua no meio e queimada nas bordas. Se for muito fina, ficará queimada e dura. 

A receita é a principal questão que contribui para a temperatura, principalmente o tipo de farinha usada. As pizzas feitas com farinha nacional costumam ser assadas entre 300 °C e 350 °C, enquanto as 00 ou italianas podem ser assadas a temperatura mais elevada, chegando a 450 ºC. 

Isso acontece porque a qualidade e a quantidade de glúten presente em uma farinha determina o nível de elasticidade e de absorção de água da massa. Quando o W da farinha (força) é mais baixo, a massa acaba com uma menor absorção de água. 

Os demais ingredientes da pizza também desempenham um papel importante na temperatura do forno. Uma receita com muito queijo, por exemplo,  deve ser assada em um calor um pouco inferior a outras opções, para evitar que ele queime. Já uma pizza de frutos-do-mar requer uma temperatura um pouco mais elevada, para que os ingredientes cozinhem de maneira correta. 

Para todos esses casos, a maneira mais fácil e prática de preparar a pizza em casa sem ter que ficar sacrificando ingredientes ou parando para girar o prato e evitando que ela queime/fique crua é com um forno próprio em casa. Por isso, chegou a hora de você conhecer a Larroyd! A nossa opção de forno Gourmet é compacta e simples, atingindo uma temperatura máxima de 350 °C e permitindo que você aproveite uma pizza com todas as qualidades profissionais, do conforto da sua casa! Clique nesse botãozinho aí embaixo e garanta já o seu.

Conhecer o Forno Larroyd!

Compartilhe

Veja também:

x

Fale pelo WhatsApp

loading...